Trilha para 2 lugares e trilha para 2 lugares - Nelson felix

A exposição visitada, em exibição no Museu de Arte Moderna (MAM), na última quarta-feira (12/04/2017) compõe a quarta e última peça da série Método poético para descontrole de localidade (1984-2017). O trabalho de Nelson Felix, Trilha para 2 lugares e trilha para 2 lugares, relembra e marca a importância de obras brasileiras contemporâneas.
Intencionalmente o artista tenta aproximar ambientes distintos e que não apresentam relação, fazendo com que interajam simultaneamente com o observador e entre si. O entendimento da obra se dá pela união de três ações a partir do acaso de uma poesia, que é apresentada no início para guiar a experiência. Assim, há interesse no duplo significado criado levando o externo para o interno, justamente no ambiente em que a exposição propriamente dita está alocada.



Basicamente, o espaço criado proporciona uma aventura sensorial ao visitante. Sendo assim, as mudanças realizadas nesse ambiente visam aumentar o foco nas telas posicionadas em frente ao observador. Tudo é pensado: o chão acolchoado, uma espécie de isolamento acústico e a meia luz que ajuda na submersão completa dos que participam do experimento. Assim, toda atenção de quem se propõe a entrar na obra é voltada para os três vídeos e pode-se dizer que a viagem é realizada com sucesso.
Além da questão visual, a trilha sonora foi feita in loco, o que traz mais verdade para cada peça. Aliado ao som que remete a cada um dos destinos, pode-se ouvir o som derivado do movimento da corda posicionada do lado de fora do quarto que ajuda ainda mais na inclusão do observador com a obra. 
Mesmo experimentando somente alguns minutos dentro do microambiente criado, é válido afirmar que é quase possível imaginar o cheiro ou o clima de cada local apresentado. Isso é completamente plausível na medida em que somente o som e as imagens conseguem ativar os sentidos restantes, como o olfato (reativando algum cheiro similar presente em experiências anteriores similares) e o tato, que leva à sensação da temperatura, também fruto da combinação dos fatores explícitos e implícitos que são oferecidos e são base para criação do imaginário, respectivamente.


Cinthia Martins
Carlos Eduardo
Isabela Corrêa
Juliana Bittencourt

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